Este curso foi pensado e criado devido ao aumento da discussão e aos avanços no cumprimento dos direitos dirigidos as pessoas com deficiência. Avanços estes que implicam na Política Pública da Educação Inclusiva que vem sendo progressivamente adotada em todo o país em função da qual o sistema educacional começa a abrigar um número cada vez maior de pessoas com deficiência, crescendo a demanda para a capacitação de profissionais para atuação neste campo do conhecimento.
É exigido dos profissionais da área da educação, conhecimentos e habilidades sobre inclusão e atenção às necessidades educacionais especiais a fim de que possam corresponder as demandas exigidas nas políticas educacionais atuais.
O curso visa qualificar os profissionais em Educação Inclusiva abrangendo as concepções históricas sobre educação especial, inclusão escolar e as possibilidades educativas, bem como, a compreensão das características específicas da Síndrome de Down nos âmbitos: genéticos, físicos, sociais, emocionais, familiares, de neurodesenvolvimento, linguagem e processos cognitivos, bem como das dificuldades de aprendizagem nestes indivíduos através da necessidade da adaptação do currículo em suas diversas possibilidades de educação.
O presente Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, está devidamente reconhecido pelo Ministério de Educação.
O curso destina-se a profissionais da educação portadores de diploma de Licenciatura em Pedagogia, e demais áreas da Licenciatura, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, interessados no tema.
Para atuação com estudantes com deficiência intelectual matriculados na Educação Infantil ou séries iniciais do Ensino Fundamental, o interessado deverá apresentar diploma de Licenciatura em Pedagogia.
Para atuação com estudantes com deficiência intelectual matriculados nas séries finais dos Ensinos Fundamental e Médio, é necessário apresentar diploma de licenciatura em qualquer área.
Profissionais da educação portadores de diploma de Licenciatura em Pedagogia, e demais áreas da Licenciatura, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, interessados no tema.
450 Horas
Presencial
24 meses
• Direitos Humanos e Aspectos Políticos/Legais da Pessoa com Deficiência Intelectual
• História da Educação Especial e Inclusiva
• Síndrome de Down: breve histórico e aspectos genéticos, cognitivos, emocionais, sociais e contexto familiar da pessoa com Síndrome de Down
• Neurociências, Aprendizagem e Desenvolvimento
• Desenvolvimento da linguagem
• Metodologia da Pesquisa Científica
• Fundamentos metodológicos / Processos de aprendizagem
• Adaptação curricular na educação Inclusiva e o Projeto Pedagógico
• Jogos, brincadeiras e expressão corporal: teoria e prática
• A arte como recurso em Educação Inclusiva
• Atividades práticas vivenciadas em educação Inclusiva
• Atendimento Educacional Especializado ( AEE)- Projetos Pedagógicos
• Estudo de caso
• Artigo científico de Conclusão
• Estudo dirigido
Entre em contato.
Carteira de Identidade – RG (original e cópia simples);
– Cadastro de Pessoa Física – CPF (original e cópia simples, caso o número não conste na carteira de identidade);
– Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia simples);
– Título de Eleitor (cópia simples);
– Certificado de reservista ou dispensa militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 19 e 45 anos(cópia simples);
– Comprovante de residência (cópia simples);
– Histórico Escolar do Ensino Superior;
– Certificado de Conclusão do Ensino Superior;
– Documento original da declaração de conclusão do Ensino Superior, firmada pela direção da escola de origem, contendo a data em que o certificado e o histórico serão emitidos, quando for o caso;
– Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinado, se for maior de 18 anos;
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